Forma Condef
nosso propósito é
EVOLUIR
Ícone Botão Nossas Reuniões CONDEF
Nossos Projetos
Ícone Botão Nossas Reuniões CONDEF
Câmaras Técnicas

Seminário vai discutir estratégias de prevenção contra a gripe aviária

JdeB – Dia 18 de abril, uma terça-feira, às 9 horas, no Teatro da Unisep, acontecerá em Francisco Beltrão o Seminário Estratégias para o enfrentamento da gripe aviária. O evento se destina às secretarias municipais de Agricultura, avicultores, equipes de assistência técnica dos frigoríficos da região e prestadores de serviços. Não há custos de inscrição.

O seminário está sendo organizado em parceria pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Secretaria Municipal de Agricultura, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Francisco Beltrão (Condef/Acefb) e Conselho de Sanidade Agropecuária.

O secretário estadual de Agricultura Norberto Ortigara e o diretor-presidente da Adapar, Otmar Martins, devem vir a Beltrão para prestigiar o evento. A realização do seminário se deve à detecção de focos de gripe aviária em países da América do Sul e também para alertar frigoríficos e avicultores sobre a importância de medidas preventivas.

Decisões preventivas

As primeiras medidas de prevenção contra o vírus da influenza aviária já foram tomadas. Fabio Monteiro, médico-veterinário da Adapar, disse ao JdeB que os técnicos estão entrando em contato com os frigoríficos de aves, solicitando atenção do corpo técnico quanto às medidas de seguridade nas granjas. “Todas as granjas estão sendo trabalhadas quanto a estas questões. Fora isso, houve existe a suspensão da participação de aves em exposições [no Paraná] e a agora do Ministério da Agricultura a proibição de eventos com aves, exposições e campeonatos, tudo isso pra evitar a circulação viral. Houve a intensificação da vigilância ativa. Nas últimas semanas foram realizadas coletas em aves de postura, de corte, subsistência, aves aquáticas pra fazer investigação se há circulação do vírus ou não, e outras medidas do dia da unidade veterinária, como o atendimento de suspeita de mortalidade de aves, a parte de educação sanitária. Estamos intensificando os trabalhos, mas sempre atentos às medidas preventivas”, comentou o veterinário.

Os casos mais próximos de gripe aviária foram detectados na Argentina e Uruguai.





Acesso Restrito CONDEF Acesso Restrito
Todos os Direitos Reservados CONDEF - Desenvolvimento Ícone Agência Zipp Agência Zipp